Visitantes da Cidade da Criança admiram fenômeno no Observatório

Na noite deste sábado, 18 de julho, quem veio ao Observatório Anwar Damha, localizado na Cidade da Criança, pode visualizar com maior precisão o fenômeno raro conhecido como “Conjunção planetária com a lua e estrelas” ou “falso Cruzeiro do Oeste”. Cerca de 30 pessoas estiveram no local e admiraram a conjunção de Vênus, Júpiter, Lua e da estrela Régulus.

 

De acordo com o planetarista do local, Marcos Eugênio, o evento acontece porque os dois planetas mais brilhantes do firmamento estão em conjunção desde 29 de junho, semelhante a um Cruzeiro do Sul invertido, sendo que o madeiro maior indicava para o horizonte oeste. “Para uma visualização mais completa dos planetas Saturno e Vênus, e a caixinha de joias, utilizei três telescópios, dois Refletores e uma refratora apocromática”, explanou.

 

Tal fenômeno é visto somente a olho nu, porém conforme a visitante Cristiane Santos, a admiração aumentou através das explicações realizadas durante as observações; “da próxima vez que voltar ao Observatório trarei a família toda”, afirmou. “Neste sábado tenho a certeza de que proporcionei um momento inesquecível para minha filha”, disse o mato-grossense João Jesus.

 

 

 

Sobre o fenômeno

A última vez que se pode visualizar o fenômeno foi em 6 de junho de 1943, sendo a próxima visualização  em 25 de junho de 2039.

Horário de funcionamento: quintas-feiras e sábados, das 19h às 22h.

Faça um Comentário




Voltar Topo