Você sabe o que significa a presença dos Urubus na Cidade da Criança?
Quem visita frequentemente o Parque Ecológico da Cidade da Criança costuma observar a presença dos urubus que sobrevoam o local. Por ser um animal de aparência rústica e ter o hábito de comer carne podre, há quem se incomode e se questione o porquê do animal escolher o parque como seu habitat. Na verdade, o Urubu Cabeça Preta (Coragyps atratus) já “morava” na mata muito antes de o parque ter sido construído, eles apenas continuam em seu ambiente nativo.
Diferentemente do pombo, e o contrário do que muitos pensam, urubu não é um disseminador de doenças aos humanos. Sendo assim, também respeitar sua espécie é muito importante para o equilíbrio ecológico, já que faz uma espécie de “faxina”, eliminando do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição e matando todas as bactérias.
O fato é que o Urubu cabeça preta, chamado erroneamente por corvo, é muito comum na região de Presidente Prudente. No ambiente natural, alimenta-se de carniças de outras espécies. Nas cidades, em proximidades de residências, busca por restos de comida e partes de animais domésticos abatidos. Sua alimentação é composta por carniça, pequenos vertebrados e ovos. Apesar de parecer agressivo, a ave acostuma-se facilmente com a presença humana e, em alguns locais, circula até junto de galinhas e outras aves domésticas.
Aqui na Cidade da Criança é muito comum ver sua espécie sobrevoando o aviário e o espaço das capivaras e/ou hipopótamos. Sua presença também é constante nas margens dos lagos, pois em dias muito quentes, costuma beber água e resfriar suas pernas para se refrescar (termorregulação). No aviário, eles ficam à espreita de possíveis animais enfermos, a fim de alimentar-se deles após o óbito.
Já no recinto dos hipopótamos, como é um animal de visão aguçada, presume-se que seja por causa dos alimentos que ficam expostos e/ou ao ver os animais deitados, logo imagina que estejam em enfermidade. Às vezes, chegam a arranhar o Toicinho (hipopótamo-filho). E, quando estão planando no ar, em muitas vezes, não estão caçando, mas apenas utilizando o ar rarefeito para auxiliar em sua digestão!