Zoológico garante conforto térmico às cobras com a chegada do frio

22/08/2020

A queda de temperatura durante esta semana na região de Presidente Prudente altera a rotina de tratamento dos animais do zoológico da Cidade da Criança. Uma espécie que recebe atenção especial é a corn snake (Panterophis guttatus), ou cobra-do-milho, pois os répteis que precisam de fontes externas de calor.

 

Ao contrário dos mamíferos e aves, que regulam a própria temperatura, e são chamados de animais endotérmicos, as cobras, por exemplo, são ectotérmicas, ou seja, dependem do calor do ambiente para regular a temperatura corporal, como o Sol ou uma superfície aquecida.

 

O plantel do zoológico da Cidade da Criança conta com dois exemplares de cobras-do-milho, a Minerva e a Bebê, como são chamadas pela equipe do hospital veterinário, que recebem cuidados especiais em dias mais frios. “Aqui, no hospital veterinário, nós conseguimos controlar melhor a temperatura do ambiente, com lâmpadas aquecedoras e placas, entre outros recursos”, conta a veterinária Érica Pellosi.

 

As corn snakes ainda não foram levadas para a área de visitação, elas pertencem ao plantel desde 2019, transferidas de Botucatu, oriundas de uma apreensão. As cobras são mantidas no hospital veterinário enquanto o recinto aguarda adaptações para atender as necessidades dos animais, principalmente em dias com temperaturas mais baixas.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo